Vila Nova de Ourém, 4 de Maio de 1974.
Realizou-se no pretérito dia 1 de Maio, Feriado Nacional e Dia do Operariado, vibrante manifestação de incondicional apoio ao Movimento das Forças Armadas e à Junta de Salvação Nacional, numa organização da Comissão Democrática local.
O acto, que teve lugar nos jardins fronteiro aos Paços do Concelho, iniciou-se com a entoação do Hino Nacional que foi cantado em uníssono por todo o Povo que ali ocorreu.
Findo este, o POVO, numa espontânea manifestação de Patriotismo, fez-se ouvir naquelas máximas que já vão sendo comuns em todas as bocas: “O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO”, “VIVA A DEMOCRACIA”, ”ABAIXO O FASCISMO”, ”VIVA PORTUGAL”, etc.
Seguiram-se no uso da palavra os Senhores Professor Pereirinha de Morais, Tenente-Coronel José Rodrigues, Dr. Sérgio Ribeiro, Ramiro Arquimedes, Aguinaldo Oliveira Santos, Artur Pereira, Dr. Rui Vieira, D. Maria Helena Santos, Sepúlveda Ribeiro e Joaquim Ribeiro.
Todos os oradores se congratularam com o momento alto que a Pátria atravessa, manifestando o seu reconhecimento às gloriosas Forças Armadas e à Junta de Salvação Nacional, apelando, simultaneamente, para que TODOS, sem excepção, se compenetrem do momento ímpar, mas assaz difícil, que a Nação está vivendo. Só com todos – disseram ainda – é possível levantar o bom nome de Portugal do calamitoso caos em que há cerca de um século, estava mergulhado. E novamente “A PORTUGUESA” foi entoada!
Com a euforia própria do momento, terminou a manifestação em apoteótico cortejo pelas principais ruas da Vila, nele se incorporando, além dos milhares de pessoas que entusiasticamente ostentavam cartazes alusivos ao movimento, as Bandas 1.º de Dezembro de Vilar dos Prazeres e Filarmónica Ouriense.
Resta-nos acrescentar o civismo manifestado por toda a população, que é, aliás, apanágio do Povo Português, e muito especialmente dos Ourienses.
N.R. – pelo democrata Sr. Aguinaldo de Oliveira Santos, foi dado conhecimento da intenção de ser proposto para a presidência da Câmara o Sr. Tenente Coronel José dos Reis Rodrigues, notícia que o povo recebeu com estrondosa ovação.
No “Noticias de Ourém” a 04/05/1974
Sem comentários:
Enviar um comentário