A homenagem ao desportista António Á teve lugar no passado domingo na sede dos Bombeiros Voluntários.
Esta homenagem, de iniciativa da Direcção dos Bombeiros juntou um considerável número de pessoas que assim quiseram demonstrar em quanto apreço têm o homenageado não só pelas qualidades morais mas ainda pelo seu espírito de bombeiro e de desportista que tantas vezes soube defender com honra as cores do seu Clube que afinal são as da sua terra.
A esta homenagem deu o seu concurso o Grupo Desportivo da Maceira-Liz, enviando a esta Vila um grupo de basquete que amigavelmente efectuou um desafio com o grupo actual dos Bombeiros, tendo saído vencedor por 41-21 e ainda um grupo de antigos jogadores de basquete, de Leiria, que, recordam velhos tempos, realizou um desafio com os antigos dos bombeiros, do qual fazia parte o homenageado, tendo o resultado sido de 12-12.
Na sessão usaram da palavra, primeiro, o Senhor Barros e Bastos Vice-Presidente dos Bombeiros, em exercício, que enalteceu as qualidades de António Á focando o seu comportamento como bombeiro, comportamento exemplar, que, em todas as circunstâncias, tanto em representação de Ourém, como em serviço dos mais arriscados, tem sido louvado pelos seus superiores. Enaltecendo as qualidades morais e desportistas do homenageado usaram da palavra primeiro um representante do grupo da Maceira-Liz e de seguida um representante dos antigos jogadores de Leiria que recordou as competições de outros tempos sempre disputadas de parte a parte com verdadeiro espírito desportivo.
Agradeceu comovidamente António Á a homenagem da qual não se julgava merecedor – disse – pois nunca fez mais do que cumprir sempre o seu dever. E no meio de vivas terminou a pequena mas significativa festa, à qual a Secção Desportiva do “Notícias de Ourém” se associa por ser prestada ao mais antigo e também correcto desportista de Vila Nova de Ourém, merecedor das simpatias de todos os Ourienses.
Ao homenageado foram oferecidas diversas recordações comemorando a data e constituídas por objectos da arte. Antes da sessão tiveram lugar dois desafios de basquete. O primeiro entre o Grupo Desportivo da Maceira-Liz e o Grupo Desportivo dos Bombeiros Voluntários, saindo vencedor o primeiro por 41 – 21 o que traduz a sua superioridade técnica, desportiva e de resistência em face dum vencido que não conhece treinos.
O segundo desafio pôs, frente a frente, os jogadores que há anos foram o furor do basquete na região.
Pelos locais alinharam: António Á (10), Joaquim Baptista, António Melo, V. Hugo (2), Felipe, Mariano, José Alho e Mário.
Pelos de Leiria: Lindinho, Quiné (2), Fabião (4), Rijo (4) e Ramalho (2).
O resultado ficou em 12-12 e no intervalo foram oferecidos a António Á ramos de flores e foram-lhe manifestadas diversas provas de simpatia que o homenageado agradeceu comovido.
RE-PORTER
No “Noticias de Ourém” a 07/05/1950.
2005/09/06
Homenagem a António Á
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário