Na nossa opinião essa rua projectada ficará uma das mais belas de quantas o urbanista gizou dentro do plano a seu cargo. Pois essa nova artéria está em vias de realização, segundo nos consta, para o que a Câmara está já fazendo as diligências preliminares que lhe tornem possível abri-la no próximo ano.
Vem a propósito, sem que com isto pretendermos qualquer modificação pois somos avessos a alterações toponímicas, reproduzir o que há dias, ouvimos a um amigo:
“Nenhuma rua melhor indicada para ostentar o nome de D. Nuno Álvares Pereira do que a rua que segue para o Regato, ao fundo da qual no largo que deveria chamar-se “do Cruzeiro”, se ergue um modesto mas significativo monumento, filho da piedade e amor fraternal do glorioso português, que foi também conde de Ourém, o 3.º do título.”
Repetimos: não pretendemos com isto qualquer alteração toponímica da artéria que actualmente usa o nome do Herói de Aljubarrota, tanto mais que foi nas colunas do “Notícias de Ourém” que apareceu o alvitre dessa designação, mais tarde oficialmente consagrada; no entanto, não deixamos de considerar como bem fundamentada a sugestão do nosso amigo, que, por isso, aí fica arquivada.
No “Noticias de Ourém” a 10/08/1950.
Sem comentários:
Enviar um comentário