2005/09/13

Justa Homenagem

Em Vila Nova de Ourém

JUSTA HOMENAGEM

a António Pereira Afonso – um desportista de 54 anos

No dia 1 de Julho, em Vila Nova de Ourém, vai realizar-se uma festa de homenagem não só justa mas merecedora do maior realce. É a um homem, nascido em 1908, que ainda hoje é o maior, o mais representativo desportista do seu concelho.

António Pereira Afonso começou a praticar o basquetebol em 1930, foi campeão regional em 1935-36 e seleccionado para o “cinco” representativo de Leiria nos jogos que ao tempo Leiria, Lisboa, Santarém, Coimbra disputavam entre si. Homem que, mesmo nos períodos de marasmo, quando a Associação de Leiria deixou de existir, quando todos desistiram, nunca parou de praticar, em jogos oficiosos, particulares, noutras modalidades, sempre um homem dado ao desporto. Hoje, aos 54 anos de idade, é o capitão da equipa da sua terra, que está disputando o merecido torneio da Associação de Basquete de Leiria.

Atleta de uma compleição física admirável (mais de 1,90m), possuidor de uma habilidade e técnica apreciáveis, foi sempre (e continua a ser) o adversário mais perigoso, mais marcado, mas o adversário mais leal, o camarada mais compreensivo, o desportista mais esclarecido.

É este homem, exemplo de desportista, até quando e onde não há desporto, que vai ser homenageado. Para ele, de quem os amigos e tantas camadas de companheiros de prática (de avós a netos) conhecem a modéstia e a lhaneza, a homenagem parece estranha e perguntará porquê, “só fiz e continuo a fazer o que me dá prazer, só procuro que outros sintam esse mesmo prazer”, porquê? Pois deve-se-lhe responder que é por isso mesmo, e que à homenagem se junta o agradecimento por tão belo exemplo.

No “Mundo Desportivo” a 27/06/1962.

Sem comentários: