2005/09/09

«APENAS» COM 54 ANOS!...



«APENAS» COM 54 ANOS!...

"AINDA ESTE ANO ALINHEI EM TODOS OS JOGOS"

revelou António Pereira Afonso, basquetebolista de Vila Nova de Ourém


De pé, ao centro, está António Pereira Afonso, que, de rara vitalidade, ainda joga basquetebol com uma idade superior a 50 anos.

Um grupo de amigos de António Pereira Afonso, antigo basquetebolista do Atlético Clube Ouriense, clube que ainda há pouco representou, no Torneio da Associação de Basquetebol de Leiria, vai homenageá-lo no próximo dia 1 de Julho.

Quisemos, por isso, ouvir o exemplar desportista conhecido nos meios desportivos de Vila Nova de Ourém, por “António Á”.

- Conte-nos algo da sua carreira – pedimos nós.

E António P. Afonso começou:

- Nasci a 10 de Junho de 1910 e iniciei a vida de basquetebolista em 1931, sob a direcção do Dr. Inácio Sequeira Nazaré, pela então Secção Desportiva dos Bombeiros de Vila Nova de Ourém, campeão regional em 1934-35 e 1935-36. Acabada esta secção, joguei uma época no Ginásio Sportivo Liz. Tendo também acabado a Associação de Leiria, sempre pratiquei a modalidade em desafios particulares, voltando depois às provas oficiais, em que ainda entrei este ano, alinhando em todos os jogos.

- Só praticou basquetebol?

- Fiz também futebol, atletismo e ciclismo.

- Conte-nos um episódio da sua longa carreira…

- Uma vez em Santarém, num jogo contra a selecção desta cidade, fiquei fortemente contundido numa vista. Chorei como uma criança pois fazia parte da Banda de Música que à noite dava concerto e eu não queria faltar. E não faltei, apesar da lesão!

“António Á” revelou-nos então o programa da sua festa, que terá início às 17horas do próximo dia 1, no campo do Atlético Ouriense: desafios entre Velha Guarda de Leiria e de V. N. Ourém, e também entre as equipas do Ateneu de Leiria e do Atlético Ouriense para disputa da Taça com o nome do homenageado.

No intervalo António Afonso será homenageado peta Federação de Basquetebol e Associação de Basquetebol de Leiria, fazendo o elogio do dedicado atleta o Sr. Dr. Sérgio Ribeiro, vice-presidente da Associação de Atletismo de Lisboa.

No “Record” a 23/06/1962.

2 comentários:

Sérgio Ribeiro disse...

E a ida à televisão, onde foi entrevistado pelo Cordewiro do Vale, e "deu espectáculo"... de modéstia, de dignidade, de à vontade, "jogou em casa". Eu, que "arranjei" a entrevista e o acompanhei aos estúdios do Lumiar, senti, mais uma vez, orgulho de ser seu amigo.
Apenas uma correcção: eu era vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo e, sobre esta minha tarefa, tinha coisas giras a contar. Por exemplo, porque é o deixei de ser. Mas... estamos, e muito justamente, a falar do Tó Á.
O Outrora voltou em todo o seu esplendor. Obrigado, NA.

Sérgio Ribeiro disse...

E... já agora... repararam porque é que se chamava ao Zé Melo - o primeiro da esquerda, em baixo - o "fio de azeite"?