2005/04/12

O Largo do Regato

Vila Nova de Ourém, 1 de Março de 1942.


Largo do Regato

A urbanização do Largo do Regato que a Câmara vai em breve realizar com a comparticipação do Estado é uma aspiração perfeitamente legítima. Trata-se dum local histórico e que é também ponto de passagem obrigatório para quem visite a antiga Ourém, seu castelo e outros monumentos.
O projecto, organizado pela Secção de Melhoramentos da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, visa um arranjo simples, agradável e económico, enquadrando o histórico Cruzeiro existente – datado de 1385 – que nos fala do grande Condestável, Conde de Ourém e da sua piedade para com o irmão morto em campo contrário, monumento que a Câmara pretende conservar dando-lhe moldura condigna.
Canteiros relvados rodearão o Cruzeiro, situado numa pequena rotunda ladeada de bancos.
O estudo é limitado por um triângulo formado pela estrada nacional de Torres Novas, estrada municipal que conduz a Ourém e caminho que as liga para norte. Procurou-se no projecto uma adaptação tanto quanto possível ao terreno para não encarecer a obra, fazendo-se uma simples regularização e construindo-se um pequeno muro de encosto ao longo da estrada de Torres Novas.
Num dos ângulos, formado pelos arruamentos, existe, presentemente uma bica rente ao solo, onde o público se serve em más condições. Aproveitar-se-á o mesmo local para ser construída uma pequena fonte com um elegante alçado, ornado com azulejos. Teve-se em vista a pouca altura desta fonte em virtude da água não ter pressão para ser mais elevada; os motivos escolhidos para este trabalho são no entanto de molde a não chocar o conjunto.
No outro ângulo, voltado para a alameda do Regato, o passeio-cercadura do recinto urbanizado, ostentará as armas do concelho.
Será construída uma escada para vencer o desnível da estrada de Torres Novas para o caminho das Laranjeiras, o qual se não pode fazer por uma rampa, pelo facto de se dispor de pouco espaço para a desenvolver e existirem soleiras de portas que têm de ser respeitadas.
Naturalmente impor-se-á que as entidades respectivas regularizem os arruamentos circundantes e que os proprietários dos prédios vizinhos melhorem e embelezem, tanto quanto possível, os aspecto destes, de harmonia com o conjunto.
Parece que será respeitado o gigantesco plátano que ali existe.
No “Noticias de Ourém” a 01/03/1942

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado por mais um excelente artigo. Serviço público é aqui. Obrigado, mais uma vez.