2005/05/27

Avenida D. Nuno Álvares Pereira

Vila Nova de Ourém, 15 de Março de 1942.

Vão em breve prosseguir os trabalhos de abertura desta grande artéria que uma vez concluída modificará sob certos aspectos a vida local. Incidem esses trabalhos desta vez, sobre o troço compreendido entre as ruas António Leitão e Alexandre Herculano, ficando assim desafogado e centralizado o lindo edifício da estação telégrafo-postal, de recente inauguração.

Parece-nos que no novo troço a abrir já se deve olhar ao embelezamento futuro, dando aos passeios laterais aquela largura que permita a plantação de árvores, sem afrontamento da construções do no novo arruamento, pelo que deverão estas ser de pequeno porte.

O lancil começado a colocar no troço da Avenida já construído, compreendido entre a estrada de Caxarias e a Rua António José de Almeida não obedece a esse critério, pois primitivamente projectara-se a construção de uma faixa central, arborizada, mas uma vez – e muito bem – que se desistiu dessa faixa central, só resta alargar também os passeios laterais de harmonia com o alvitre acima citado.

No “Noticias de Ourém” a 15/03/1942

1 comentário:

Anónimo disse...

Veja-se a preocupação com o embelezamento dos passeios e as árvores! Regrediu-se tanto em Ourém, infelizmente.