2005/09/20

A homenagem a António Afonso

Decorreu com brilho apropriado e cunho e sinceridade a festa que, no domingo passado, carinhosamente envolveu o António Afonso.

O programa cumpriu-se com felicidade, desde as exibições desportivas em que “velhas guardas” se houveram sem perda de honra para as suas tradições, até aos novos que deram com êxito e galhardia as suas provas.

A festa, iniciada no campo de patinagem do Atlético, abriu-a com palavras de saudação o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Acácio de Paiva, a que se seguiu no uso da palavra o Sr. Vice-Presidente da Federação de Atletismo, Dr. Sérgio Ribeiro, que fez o elogio do homenageado.

Este recebeu depois, além destas, outras provas de consideração e de admiração pelo seu esforço e dedicação ao desporto e às actividades recreativas e culturais, que se concretizaram na entrega de lindos ramos de flores e de numerosas lembranças. Entre elas sobressaía uma excelente fotografia, em tamanho natural (o António Á mede 1,90m.), emoldurada artisticamente, oferta da Banda desta Vila, de que o homenageado tem sido incansável e dedicado elemento.

A assistência, bastante numerosa premiou com muitas palmas os diversos actos que constituíram esta manifestação.

À noite, no Restaurante Avenida, com uma assistência que ultrapassou todas as previsões, reuniram-se os amigos do António Pereira Afonso, que lhe testemunharam mais uma vez a sua muita estima e admiração, tendo usado da palavra, além do Sr. Dr. Acácio de Paiva, que presidia, os srs. Dr. Amândio Rodrigues, Rev.º Pároco Henrique Fernandes, Dr., José Maria Perdigão, Alberto Santos (sócio n.º1 da Casa de Ourém), Joaquim Ribeiro e Acácio Souto, agradecendo por fim o homenageado, visivelmente comovido.

No “Noticias de Ourém” a 08/07/1962.

4 comentários:

Anónimo disse...

Queria perguntar aos filhos do Sr. António Pereira Afonso: Sabem onde está a fotografia de vosso Pai, em tamanho natural,com a farda da Banda de Vila Nova de Ourém?
É que essa fotografia esteve, em tempos, na sede da banda (lembro-me perfeitamente de a ver lá quando era bem pequenina) e agora não sei o que será feito dela.
Salvo melhor opinião, que será sempre a dos seus descendentes, penso que essa fotografia devia estar em lugar de destaque na sede da Banda (na actual e na futura, pois está em curso o projecto de construção da nova sede).
Ao Nuno, Parabéns por este trabalho de pesquisa e divulgação da História e Cultura Contemporâneas da nossa Vila/Cidade. Há que conhecer para amar.

Nuno Abreu disse...

Obrigado pelas palavras e pela participação!

A fotografia do sr. António Pereira Afonso, após ter sido encontrada na sede da Banda, numa sala de arrecadações cheia de pó e teias de aranha, dobrada como se de um qualquer trapo se tratasse, está a tentar ser salva.
A ver vamos se ainda é possível.

Não percebo como a ingratidão toma conta das pessoas.

É claro que essa fotografia deveria estar em lugar de destaque na sede da Banda.

É claro que este homem por aquilo que foi e por o que representa merecia outro destaque na nossa terra.

Anónimo disse...

Está nas nossas mãos.
Não devemos colocar nas mãos dos outros os actos que achamos que devem ser tomados (se estes estiverem ao nosso alcance).
Contem com a minha humilde participação. Espero que a foto se consiga mesmo recuperar. É espelho de uma época.
Um abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Como é reconfortante ler-vos. E afirmarem que está nas nossas mãos o que nas nossas mãos está.
Junto as minhas às vossas mãos para ajudar, no que puder, a recuperar o que ainda for recuperável, para construir o que ainda puder ajudar a construir.
E estas fotografias?! E as caras que reconheço?!
Obrigado, mais uma vez e sempre, Nuno.