2005/09/16

Toná foi homenageado em Vila Nova de Ourém

Basquetebol
“TONÁ” foi homenageado em Vila Nova de Ourém tendo-lhe sido oferecida uma foto do seu tamanho (1,94m.)

António Pereira Afonso, mais conhecido por “Toná” é um basquetebolista do Atlético Clube Ouriense que, aos 54 anos de idade pratica ainda a modalidade, num admirável exemplo de dedicação ao desporto.

“Toná” foi, no domingo passado, alvo de uma expressiva homenagem, à qual se associaram, não só o clube a que ele pertence, como também a população de Vila Nova de Ourém e o próprio Município, de que “Toná” é competente funcionário.

“Toná”, mesmo para além da sua figura de desportista é um homem querido em Vila Nova de Ourém e a gente da terra, a fim de lhe testemunhar a sua admiração compareceu em peso no campo de jogos do Atlético Clube Ouriense, onde se efectuou uma parte da festa.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Ourém, Sr. Acácio Paiva e outras pessoas de relevo no meio. Representando os dirigentes da Associação Basquetebol de Lisboa e a Federação Portuguesa de Basquetebol deslocou se a Vila Nova de Ourém o Sr. Fortunato Rocha, vice-presidente da A. B. L..

Usou da palavra em primeiro lugar o Dr. Acácio Paiva que fez referências, elogiosas ao homenageado. Falou depois o Dr. Sérgio Ribeiro vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, que fez o elogio do atleta homenageado, seu conterrâneo.

Por ultimo o Sr. Fortunato Rocha falou em nome dos dirigentes da A. B. L. e da F. P. B. e leu publicamente o louvor concedido pela Federação ao atleta “Toná”.

Efectuaram-se, a seguir, dois encontros de basquetebol, respectivamente entre a “velha-guarda” de Leiria e a “velha-guarda” de Ourém e o Ateneu de Leiria e Ouriense. No primeiro saiu vencedora a “velha-guarda” de Leiria, por 38-10, e no segundo, venceu o Ateneu, por 22-18.

No final dos encontras foram entregues várias lembranças ao homenageado, destacando-se, sobretudo, a oferta da gente de Ourém: uma fotografia emoldurada, com 1,94 m (altura de “Toná”), com as assinaturas dos seus admiradores de Vila Nova de Ourém.

À noite realizou-se um jantar, a que presidiu o Dr. Acácio Paiva, e que reuniu mais de duzentos convidados.

No “Mundo Desportivo” em Julho de 1962.


Sem comentários: