2005/10/05

Secção Desportiva

Em Vila Nova de Ourém as diversas modalidades desportivas, têm altos e baixos que mais parecem as marés do que escolas de atletas. Sucede isto com todos os desportos, mas especialmente com o Basket-ball que por ser uma das modalidades que mais treino e persistência requere, a ela me quero referir particularmente.

O Basket em V. N. de Ourém atingiu o seu máximo, quando um grupo de rapazes cheios de boa vontade, não tendo medo ao frio,
à chuva ou ao calor, conseguiram conquistar o Campeonato Regional.

Eram rapazes que se sabiam impor e que sacrificavam as suas vaidades e outras paixões àquele desporto. Sabiam os dias e horas de treino e se algum faltava era castigado.

Desses rapazes, alguns há que actualmente fazem parte do grupo. Fizeram o seu tempo e aguardam ansiosos a vinda dos novos que se fazem esperar e que não sabemos se chegarão.

Há outros sítios onde se divertem, mas também onde arruínam a saúde, que os chama e para onde vão de boa mente.

Um dia ou outro fazem um treino, um desafio um pequeno esforço desportivo (porque no desporto é preciso fazer esforços) e logo se queixam de fraqueza, de pontadas e muitas outras coisas, atribuindo logo o mal ao desporto. Mentira. O desporto bem conduzido, com a devida regra, metódico, só dá alegria causa prazer e entusiasmo.

Devem atribuir, sim, os seus males, à vida desgarrada, vida de ócio a outras causas mas não ao desporto. Isso sim, isso é que é a causa dos seus males.

É pena, de facto, ver rapazes no apogeu da vida, que mais parecem uns velhos do que moços.


Rapazes que no desporto seriam verdadeiros atletas, mas aos quais o vício se impõe. Rapazes que não têm força de vontade suficiente para se saberem conduzir. É por isso que em V. N. de Ourém a percentagem de tuberculosos é considerável. Mas não julguem que só a tuberculose é endémica no concelho. O álcool a par daquela doença, quer directa, quer indirectamente, causa um número considerável de vítimas.

Rapazes de Ourém, criai animo, subjugais o vício, ou melhor, os vícios, ponde de parte essa indiferença pelas coisas da vossa terra, dedicai umas horas ao desporto e vós encontrareis sempre quem vos guie.

Rapazes de Ourém o vício arruína-vos, o vício arruína a vossa família, o vício conduz sempre à degradação moral.

Praticai desporto e voltareis a ter saúde; praticai desporto e vivereis alegres; praticai desporto e vereis a vossa família cheia de vida gozando o que de melhor temos nesta vida – saúde.

Dral

No “Noticias de Ourém” a 09/02/1941.

1 comentário:

Sérgio Ribeiro disse...

Dral era o Dr. Albano Rodrigues, uma médico a quem o desporto oureense muito deve. Era um grande entusiasta. Tinha era o "pequeno defeito" de ser um "homem do regime", dirigente da Legião Portuguesa. Se calhar era só oportunismo...