2005/04/03

Praça de Mousinho de Albuquerque

Vila Nova de Ourém, 19 de Fevereiro de 1950.

Pela sua situação central, vasta área e certa grandiosidade de alguns prédios que a orlam, esta Praça é sem dúvida, depois da do Dr. Agostinho Albano de Almeida e apesar de prejudicada pelas apertadas gargantas de acesso, a mais categorizada da vila.

O seu piso, porém – se piso, se lhe pode chamar – é simplesmente detestável quanto ao aspecto e comodidade, e assim se vem conservando desde longuíssimos anos.

Felizmente que no programa das realizações municipais do corrente ano está exactamente incluída a remodelação dessa praça, em moldes gizados pelos Serviços Técnicos do Município, que a profundamente a transformarão.

Sem conhecermos em minúcia o projecto sabemos no entanto que este amplo logradouro ficará ladeado por passeio de calcário meúdo, enquanto que o piso central será coberto de a cubos de pedra da região, à semelhança do belo trabalho realizado no ano findo na Praça Dr. Agostinho Albano de Almeida.

As poucas, velhas e esqueléticas árvores que ainda ali se vêem é claro que desaparecerão; outras serão plantadas numa placa apropriada. Possivelmente ao centro uma pequena placa relvada ou ajardinada. A iluminação será também melhorada, com a colocação de um ou mais candeeiros de coluna.

Por aqui se pode avaliar que a Praça de Mousinho de Albuquerque, mais conhecida por “praça da horta” sofrerá uma radical transformação, que muito a embelezará, constando-nos que os respectivos trabalhos se deverão iniciar brevemente.

Como já é do domínio público este recinto será, depois dessa transformação, destinado a praça de estacionamento de automóveis – o que nos parece de muito acertada escolha.

No “Noticias de Ourém” a 19/02/1950

Sem comentários: