2005/10/16

Toponímia de largos e ruas da vila

Conforme deliberação tomada pela Câmara em reunião de 3 do corrente, que abaixo se transcreve, foi parcialmente alterada a toponímia dos arruamentos da sede do concelho, e designados outros ainda omissos sob esse aspecto:

Em face do relatório da Comissão de Toponímia acerca de trabalhos de revisão da nomenclatura de vias públicas com vista ao 10.º Recenseamento Geral da População, a Câmara deliberou:

1.º Que o troço da Rua 1.º de Dezembro compreendido entre a Rua Teófilo de Braga e a Avenida D. Nuno Álvares Pereira passe a designar-se Rua Tenente-coronel Moreira Lopes, em homenagem ao heróico oficial desse nome e grande amigo de Ourém, ali residente;

2.º Que o Largo General Carmona passe a designar-se Largo Marechal Carmona visto a patente daquela designação se ter desactualizado;

3.º Que o Largo Rodrigues Sampaio passe a designar-se Praça D. Maria II, a rainha que, por seu alvará de 25 de Setembro de 1841 elevou a povoação de Aldeia da Cruz, já então sede de concelho, à categoria de vila com a designação de Vila Nova de Ourém;

4.º Que os logradouros e arruamentos projectados ou ainda omissos na toponímia actual da Vila, a seguir indicados, passem a ler as seguintes designações:

a) Ao jardim a construir na Praça da República – mantendo esta a sua designação – o nome ilustre de um dos maiores líricos da língua portuguesa, que muito amou o concelho de Ourém, onde viveu e morreu – o Poeta Acácio de Paiva.

b) Ao troço da estrada nacional n.º113, entre a Rua Teófilo de Braga e o cruzamento com a Avenida D. Nuno Álvares Pereira (à Sapateira), o nome de Santa Teresa de Ourém, em homenagem à virtuosa senhora, falecida em 1266, a quem em vida ainda o povo canonizou.

c) À Rua E do Plano de Urbanização, o nome de Afonso Gaio, poeta e dramaturgo ouriense de grande relevo, que muito honrou a terra natal, arruamento que ficará implantado em parte na cerca da casa onde o homenageado viveu.

d) À Rua C do Plano de Urbanização, a designação de Rua dos Bombeiros Voluntários, em homenagem à briosa e prestante corporação local que ali tem a sua sede.

e) À projectada praceta, ao fundo dessa Rua, o nome de D. Manuel II, que foi o 35.º Conde de Ourém, título de que se orgulhava, pois no exílio o usou de preferência a qualquer outro inerente à sua alta hierarquia.

f) Ao troço da estrada nacional conhecida par estrada do Regato, entre essa praceta portanto e o largo do mesmo nome, a designação da Rua 1.º Marquês de Valença, um dos mais ilustres varões de Portugal de Quinhentos, que à antiga vila de Ourém deu novos pergaminhos e materialmente engrandeceu também, como o atestam ainda os monumentos ali existentes cuja construção promoveu. Foi o primeiro marquês de Portugal e o V Conde de Ourém e jaz na cripta da antiga Sé Colegiada.

g) Ao largo do Regato, onde se levanta a cruz que o Condestável ali mandou erguer piedosamente, e em cuja peanha se encontra gravada a data gloriosa de Aljubarrota (1385), a designação do Largo da Cruz.

h) Ao troço da estrada nacional n.º 113, entre o Ribeirinho (onde a Rua 5 de Outubro acaba) e o limite da Vila (Corredoura), o nome do médico e benemérito que ali viveu, o Dr. Joaquim Francisco Alves, que, para instalação da Casa da Criança, ofereceu o terreno necessário, e que por morte legou bens que permitem vida desafogada à instituição local “Sopa dos Pobres”, também Instalada na mesma rua.

No “Noticias de Ourém” a 26/06/1960.

Sem comentários: